Onde encontrar comida vegetariana e vegana na Serra Gaúcha? A região é um dos pontos preferidos dos turistas para fazer AQUELA refeição deliciosa que te deixa super satisfeito e encantado com a beleza de cada prato! Sabemos que a alimentação focada na sustentabilidade está cada vez mais em alta, e claro que, na Serra você encontra lugares para apreciar pratos elaborados e feitos totalmente de origem vegetal!

Nessa trilha você encontra restaurantes tipicamente gaúchos e aqueles conhecidos por sua gastronomia italiana que disponibilizam pratos vegetarianos e veganos para que todos possam aproveitar! Confere os detalhes e já salva os seus preferidos!
 

Vallontano Risoteria e Café

O restaurante que fica no Vale dos Vinhedos conta com deliciosos risotos, dos mais tradicionais aos mais elaborados. E pensando na culinária vegetariana, as opções são fartas e você encontra desde as opções de entradas e saladas à uma variedade de risotos.

Risoto de queijos e castanha de caju, risoto de limão siciliano, amêndoas e cogumelos shimeji são algumas das 5 opções de risotos sem carne disponíveis. Não deixe de conferir também as opções de massas que são deliciosas! Cada porção serve uma pessoa.

Atendimento de terça à domingo e feriados das 11h às 16h30.

Champenoise Bistrô

A cozinha sazonal, orgânica e biodinâmica do Champenoise te aguarda para uma experiência inesquecível. O local, que fica em Pinto Bandeira, conta com menu da estação em um cardápio elaborado em 4 e 5 tempos, onde você monta seu próprio menu. Toda a cozinha do lugar é feita com ingredientes locais e a sua maioria, produzida por lá mesmo.

O restaurante aposta na filosofia Slow Food, um movimento que promove uma maior apreciação da comida, melhora a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente.

O atendimento é de quarta à domingo, das 12h às 15h.

Guaraipo Bar e Cozinha

O restaurante fica em Farroupilha e é comandado pelo chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região.

O Guaraipo é bem instagramável, tem um clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir ao almoço, tente o jantar. No cardápio a Cogumelada e o Risoto de Moranga com Coalhada são ótimas pedidas para quem quer experimentar ótimos pratos sem carne.

O atendimento é de terça à domingo, em horários especiais para almoço e jantar.

Tubuna

O Tubuna Cultura Gastronômica é mais uma opção para quem quer curtir a Serra Gaúcha pensando na cozinha consciente. O lugar aposta em opções de brunch, pizzas e padaria, tudo feito com ingredientes selecionados e a maestria do chef Rodrigo Bellora.

No almoço você encontra opções de pratos feitos com opções vegetarianas e muitas opções de sobremesas de dar água na boca e encher os olhos com tanta beleza.

O lugar fica em Bento Gonçalves e funciona de segunda à domingo, em horários diferentes.

Cuca e Marmellata

A Cuca e Marmellata fica na Via Trento, no Vale dos Vinhedos, há aproximadamente 10min do centro de Bento Gonçalves. O lugar foi inaugurado no final de 2020 e sua especialidade é servir cucas e pães deliciosos super caseiros, trazendo um clima familiar e carismático para quem estiver por lá. A grande estrela da casa é a cuquinha com sorvete.No cardápio você encontra opções de focaccias, bruschettas e sanduíches totalmente livres de carnes.

O atendimento é de quinta à terça, das 10h às 18h, fechados apenas na quarta-feira.

Mamma Gema

O restaurante ícone da região do Vale dos Vinhedos é sua parada obrigatória para o almoço! O local conta com a tradicional sequência de massas, servido na modalidade de rodízio e a gastronomia é inspirada na cozinha ítalo-brasileira.

Na modalidade vegetariana você pode degustar os deliciosos risotos de Aspargos Verdes e o de Tomate Seco com Rúcula. As massas tem uma grande variedade de opções sem carne e a Penne à Marguerita é imperdível. Todos os pratos a la carte servem duas pessoas.

O atendimento é de terça à domingo, das 11h30 às 15h30.

Primo Camilo

A Trattoria Primo Camilo fica no centro de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Lá você encontra diversos pratos da gastronomia italiana num casarão animado, com paredes de pedra cheias de história e uma área externa muito agradável com parreirais de uva verdadeiros no teto.

Por lá as opções sem carne vão dos deliciosos pratos às pizzas mais tradicionais da região. A pizza de Alcachofras e o Sorrentino de Gorgonzola e Nozes são imperdíveis.

O atendimento é das 18h30 às 22h na segunda e de quarta à sábado, no domingo das 11h30 às 14h.

Empório Canela

O Empório fica no centro de Canela e faz jus ao nome: é o lugar perfeito para fazer todas as refeições do dia. Almoço, café, jantar e até aquele lanchinho fora de hora, além de ser pet friendly e ter uma seleção incrível de livros.

O lugar conta com cardápio vegano recheado de opções saborosas de petiscos, prato principal e sobremesas para se deliciar sem ingredientes de origem animal. A Panelinha Ratatouille e o Risoto de Cogumelos Frescos são de dar água na boca.

O atendimento é de segunda à domingo, das 11h30 às 22h, sem abrir nas terças-feiras.

Nature Vinho e Gastronomia

O Nature é o restaurante dentro da vinícola Don Giovanni. Em meio à natureza e com clima relax, por lá você pode almoçar, jantar, fazer um brunch ou curtir um piquenique ao ar livre.

No cardápio você encontra opções vegetarianas como o risoto de cogumelos frescos, e você pode pedir para o restaurante adaptar algumas opções do cardápio em pratos veganos. Eles fazer isso por você O atendimento no restaurante é de terça a quinta, das 10h às 18h. Sextas e sábados das 10h às 22h e domingos das 10h às 18h

Pietra Trattoria

A Pietra Trattoria fica localizada no Roteiro Caminhos de Pedra, mais especificamente no Parque Domadores de Pedra, que funciona como um museu de esculturas e organização social. É um casarão antigo super charmoso que une tradição e a gastronomia italiana mais contemporânea.

No cardápio você encontra opções vegetarianas como o pappardelle com molho de cogumelos frescos finalizado com azeite de trufas negras.

Outras trilhas do Mundo do enoturismo

Logo Guia Wine Locals

Informações de contato

Fale com a gente através do email:

oi@wine-locals.com

Siga-nos nas Redes Sociais

  1. facebook
  2. instagram
  3. tiktok

© 2022 Wine Locals, todos os direitos reservados